Estudante de 12 anos é vítima de racismo e agressão em escola de São Paulo

Date: Mar 22, 2024
Link: https://istoe.com.br/popular/noticia/policia-investiga-racismo-contra-adolescente-pisoteada-e-xingada-de-macaca-por-alunos-em-escola-de-sp/

Uma estudante de 12 anos foi agredida física e verbalmente por colegas na EMEB Professora Hebe Leite de Almeida Cardoso, em Novo Horizonte (SP), cidade localizada a cerca de 405 quilômetros da capital paulista. O caso de racismo foi registrado na delegacia do município em 11 de março, mas ganhou destaque esta semana.


De acordo com informações, no dia 11 de março a pré-adolescente teria sido alvo de agressões por parte de cinco alunos, que arremessaram água, terra e fezes de gato na vítima, a derrubando e pisoteando, causando uma lesão no rosto. Além das agressões físicas, os agressores ainda proferiram ofensas racistas, chamando a estudante de "macaca", "cabelo de bombril" e "chocolate".


Após o ocorrido, a mãe da menina solicitou medidas protetivas para impedir que os agressores se aproximem da vítima. Segundo a TV Tem, os suspeitos foram transferidos para outra sala na escola.


Em outro boletim de ocorrência, a mãe de uma das alunas envolvidas na agressão apresentou a versão dos agressores às autoridades. Eles alegaram que essas brincadeiras são comuns na região quando alguém está comemorando o aniversário, e que já haviam feito isso com outro aluno anteriormente. No entanto, eles afirmaram que só descobriram depois que o aniversário da vítima tinha ocorrido um mês antes.


Recentemente, em 15 de março, a mãe de um dos alunos apresentou um boletim de ocorrência por calúnia, alegando que seu filho nunca agrediu ou ofendeu a colega.


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como preconceito de raça ou cor e que mais detalhes não serão divulgados por envolver menores de idade.