Aécio culpa Doria pelo derretimento do PSDB em São Paulo

Date: Apr 5, 2024
Image title: BRASILIA, BRAZIL - AUGUST 31: Brazilian Sen. Aecio Neves speaks at the impeachment proceedings of President Dilma Rousseff August 31, 2016 in Brasilia, Brazil. The suspended president was impeached as was widely expected. (Photo by Igo Estrela/Getty Images)
Image credit: Igo Estrela - 2016 Getty Images
Link: https://oantagonista.com.br/brasil/aecio-culpa-doria-pelo-derretimento-do-psdb-em-sao-paulo/

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) responsabilizou o ex-governador João Doria pelo baixo número de filiados do PSDB no estado de São Paulo. Segundo Aécio, Doria "esfacelou" o partido devido a um "projeto egocêntrico".


Em entrevista à CNN Brasil, Aécio Neves declarou que o PSDB não se fragiliza, mas está passando por um processo de "lipospirolinha" para se tornar mais enxuto e fortalecido. Ele afirmou que o partido foi impactado por um "tsunami" chamado João Doria, que dilacerou o partido em busca de um projeto egoísta, impedindo assim que o PSDB tivesse uma candidatura à Presidência da República.


Após não conseguir viabilizar sua candidatura presidencial em 2022, Doria deixou o PSDB após 22 anos de filiação. O ex-governador de São Paulo venceu as prévias internas do partido, mas desistiu de concorrer à presidência devido às divergências internas sobre sua candidatura. Aécio considerou a escolha passada de Doria como um "equívoco" dentro do partido, que apenas aumentou a divisão entre os tucanos. No entanto, ele expressou a esperança de que o partido esteja se reunindo novamente.


O PSDB em São Paulo sofreu uma perda significativa em sua bancada de vereadores na Câmara Municipal da capital. A debandada dos vereadores ocorreu devido ao impasse sobre o apoio do partido à reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para prefeito.


Diante do enfraquecimento da bancada na câmara municipal, a executiva municipal do PSDB em São Paulo tem minimizado os efeitos da situação. O partido está negociando a possibilidade de apoiar a pré-candidatura de Tabata Amaral (PSB-SP), que ofereceu a coordenação de campanha ao partido.


Como parte dessa estratégia, o PSDB de São Paulo filiou José Luís Datena nesta quinta-feira, 4. Essa é a décima filiação do apresentador da TV Bandeirantes a um partido desde 1992.