André Ventura denuncia censura da Meta contra o Chega no Facebook

Date: Apr 16, 2024
Image title: BEJA, PORTUGAL - JANUARY 26: André Ventura, candidate with the right-wing Chega party in the legislative elections, speaks to supporters at a campaign event on January 26, 2022 in Beja, Portugal. Recent polls suggest that Chega, or "Enough," could emerge as the third largest political party in the country. Campaigning for the legislative elections began without the usual colour and movement due to the Covid-19 restrictions. The vote comes two years early after parliament rejected the minority socialist government's 2022 state budget in November 2021, leading to President Marcelo Rebelo de Sousa to call a snap election. (Photo by Adri Salido/Getty Images)
Image credit: Adri Salido - 2022 Getty Images
Link: https://revistaoeste.com/mundo/facebook-limita-por-10-anos-pagina-do-chega-maior-partido-de-direita-de-portugal/

O líder do partido de direita português Chega, André Ventura, denunciou a censura da gigante da tecnologia Meta em relação à página do partido no Facebook. A restrição foi imposta no último domingo, dia 14, e terá uma duração de dez anos.


Segundo a direção do Chega, a plataforma de mídia social divulgou apenas uma mensagem genérica, sem fornecer explicações oficiais para a punição. A mensagem da Meta informa que a conta do partido está restrita por 3.649 dias devido a uma violação dos padrões da comunidade. Órgãos da imprensa portuguesa como o Observador e o Correio da Manhã confirmam a informação.


Até o momento, a Meta não forneceu informações claras sobre quais seriam as supostas violações cometidas pelo Chega no Facebook, nem detalhes sobre o grau de restrição da página do partido na rede social.


André Ventura, fundador e presidente do Chega, divulgou a restrição imposta pela empresa. Mesmo sem ter detalhes sobre a decisão, o político classificou o caso como "censura" e apelou às autoridades portuguesas e aos apoiadores e militantes do Chega para expressarem sua indignação à Meta, que é proprietária do Facebook.


"Isto é uma inadmissível censura", afirmou Ventura em uma postagem no Twitter e no Instagram — este também pertence à Meta. Ele ainda acrescentou: "As autoridades portuguesas não podem ficar em silêncio. Apelo a todos os apoiadores do Chega para que manifestem sua indignação à Meta, dona do Facebook. Viva a liberdade de expressão!"

A conta oficial de André Ventura também está com restrições desde dezembro de 2023. O líder do Chega não pode publicar nada de novo, apenas compartilhar. Até agora, Ventura vinha fazendo suas publicações pela conta do Chega, algo que vai não mais poderá fazer.