Protestos pela morte de Alexei Navalny na Rússia têm mais de 350 presos

Date: Feb 17, 2024
Image title: WASHINGTON, DC - FEBRUARY 16: Protesters and mourners rally at the Russian Embassy following the death of Alexei Navalny on February 16, 2024 in Washington, DC. Navalny, an anticorruption activist and critic of Russian President Vladimir Putin, was reported by Russia’s Federal Penitentiary Service to have died in prison after being recently transferred to a penal colony near the Arctic Circle. (Photo by Kevin Dietsch/Getty Images)
Image credit: Kevin Dietsch - 2024 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/02/17/pessoas-foram-presas-na-russia-em-manifestacoes-pela-morte-de-alexei-navalny-diz-ong.ghtml

As recentes manifestações pela morte do opositor Alexei Navalny na Rússia levaram à prisão mais de 350 pessoas. Essa é a maior onda de detenções em eventos políticos no país desde setembro de 2022, quando mais de 1.300 pessoas foram presas em protestos contra a campanha militar na Ucrânia.

Navalny, de 47 anos, faleceu na sexta-feira (16) na penitenciária de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia e ficou conhecido por suas denúncias de corrupção ao governo de Vladimir Putin, se apresentando como um político liberal e principal adversário do atual presidente russo. Sua esposa, Yulia Navalnaya, afirmou não acreditar totalmente na morte do marido e prometeu responsabilizar o governo de Putin pelo ocorrido.


Os Estados Unidos, a União Europeia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, culparam o governo russo pela morte de Navalny. O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que Putin é o responsável pela morte e exigiu esclarecimentos da Rússia sobre o caso. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores russo sugeriu que os EUA aguardem os resultados oficiais da investigação médica.