Aneel anuncia redução nas taxas extras da conta de luz

Date: Mar 6, 2024
Image title: Imagem gratuita: lâmpada, negócios, energia, gênio, mão
Image credit: bing.com - pixnio.com
Link: https://dol.com.br/noticias/brasil/850613/aneel-aprova-reducao-de-37-em-taxas-extras-na-conta-de-luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (05) uma boa notícia para a população brasileira, que poderá contar com uma diminuição significativa nas taxas extras da conta de luz a partir do próximo ciclo tarifário. A medida é resultado de uma conjuntura favorável no setor energético, aliada ao uso crescente de fontes renováveis de energia. Segundo a Aneel, haverá uma diminuição de até 37% no valor das bandeiras tarifárias, que representam taxas extras cobradas na conta de luz. 


As bandeiras tarifárias foram implementadas em 2015 com o objetivo de refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. O sistema adota um esquema de cores semelhante a um semáforo: verde, amarelo e vermelho, que indica o estágio mais crítico.


Quando a geração de energia por hidrelétricas tem diminuição, a Aneel usa as bandeiras tarifárias para cobrir os custos das usinas termelétricas, que possuem uma operação mais cara. E assim as cores amarela e vermelha implicam em um custo adicional para o consumidor na conta de luz.


A redução anunciada pela Aneel entrará em vigor para o ciclo de 2023/2024 e é motivada pelo "cenário hidrológico favorável" e pela "grande oferta de energia renovável e pelos alívios verificados no preço dos combustíveis fósseis no mercado internacional".


Desde abril de 2022, as bandeiras amarela e vermelha não precisaram ser acionadas pela Aneel. A bandeira verde tem estado em vigor há quase dois anos, não gerando custos adicionais para o consumidor, e estima-se que permanecerá nessa cor até o final deste ano.


De acordo com a Aneel, caso a bandeira amarela seja acionada, o consumidor pagará 37% a menos do que pagaria anteriormente. Já com a bandeira vermelha 1, o valor diminuirá em 31,3%, e com a bandeira vermelha 2, a redução será de 19,6%.